Convenção do Comércio Lojista foca em inovação

Publicado em 08.07.2013

Além das palestras, os convidados tiveram a oportunidade de marcar presença em paineis de empresas e profissionais especializados em tecnologia e novidades de mercado (Foto: Divulgação)
45ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, realizada no fim de maio no Parque Vila Germânica, em Blumenau, e que contou com os profissionais da Organizar Eventosna coordenação geral do evento, reuniu cerca de 1,3 mil lojistas que debateram o tema "Inovando o Varejo". Além de palestrantes de renome nacional, a Convenção apresentou nove paineis com exemplos de empresas e profissionais locais que investem na tecnologia e nas novidades do mercado para surpreender clientes e incrementar as vendas. O evento foi promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e CDL Blumenau.
 
O coordenador da comissão organizadora, Helio Roncaglio, explica que a programação também foi preparada pensando nos jovens empresários que participaram do 14º Encontro Nacional da CDL Jovem, que ocorreu paralelamente à Convenção.
 
Entre os palestrantes estiveram presentes o jornalista Carlos Alberto Sardenberg, da rede nacional de rádios CBN e comentarista da GloboNews; Regiane Relva Romano, especialista mundial em tecnologias para o varejo; Clóvis Tavares, um dos melhores palestrantes do país em liderança e comunicação, e ClóvisdeBarros Filho, expert em desenvolvimento pessoal.
 
A abertura do evento ficou por conta do advogado e jornalista Clóvis de Barros Filho, que alertou sobre a necessidade da busca por inovação. “Você pode até continuar fazendo a mesma coisa, mas o mundo que você focava para essas ações empregadas há um bom tempo, já não existe mais. Não siga um protocolo, você deve fabricar seu próprio triunfo” comentou. Fundador e pesquisador do Espaço Ética - um portal que divulga pesquisas e debates -, Clóvis abordou com propriedade este assunto. Segundo ele, as decisões são baseadas em princípios e valores. "Transparência faz parte da ética nos negócios, mas isso não significa ser aberto ao ponto de evitar o elemento surpresa em estratégias que atrairão clientes e estarão à frente da concorrência", explicou ele.
 
Lojistas devem interagir com o cliente 
 
A especialista mundial em tecnologias do varejo, Regiane Relva Romano, levou para a Convenção exemplos que superam os métodos atuais de se relacionar com o cliente. A palestrante, integrante da Associação Brasileira dos Supermercados de Inovação e Tecnologia (Comitê Abras), exibiu as novidades que já impactam na vida dos consumidores, a exemplo de gôndolas inteligentes que incluem, além do preço, informações e peças publicitárias dos produtos, máquinas que preparam café de acordo com o gosto do cliente e software que analisa cor e formato do rosto para sugerir o tipo ideal de maquiagem.
 
O público feminino vai encontrar, em breve, segundo ela, impressoras para unhas, com imagens simulando as mãos com cores e tons dos últimos lançamentos mundiais de esmaltes. "O consumidor quer ser único, a venda deve ser uma experiência focada em cada um dos que procuram o produto ou o serviço. Além de criatividade e da inovação tecnológica, o lojista deve se preparar para a interatividade com o consumidor", comentou Regiane. Durante a Convenção, a palestrante apresentou ainda seu projeto de Loja Inteligente em um estande, iniciativa premiada em vários fóruns mundiais. Com o uso integrado de tecnologias, o sistema organiza e controla todo o estoque à venda, promovendo interatividade com os consumidores.
 
Além das palestras, outros paineis foram realizados durante o evento. O economista e ex-prefeito de Blumenau, Felix Theiss, falou sobre sucessão familiar nas empresas. Atualmente ele presta consultoria empresarial e desenvolve estratégias orçamentárias para solucionar problemas nas organizações. Temas como E-commerce e Omni Chanel com NevertonTimm e o Grupo Linx, de São Paulo também fizeram parte da programação. O advogado Arnaldo Ferreira dos Santos mostrou técnicas para identificar e prevenir fraudes e golpes no comércio e o especialista em Marketing, Glenn Gomes de Carvalho deu exemplos de como organizar a loja para atrais clientes.
 
A FCDL/SC marcou presença com o tema “Sou presidente da CDL! E agora?”, em que o administrador e gerente geral da Federação, Ademir Ruschel, teve como foco os dirigentes recém-empossados e a importância da entidade para o desenvolvimento econômico das cidades.
 


topo