Os 4 erros mais comuns dos emails corporativos

Publicado em 08.04.2016

1. Não deixar claro o propósito do e-mail
Talvez se queira pedir aumento de preço ou alterar características de um serviço, mas por receio de "ferir os brios" do outro lado se foca nas frases de cortesia, deixando a mensagem ambígua; outra situação é aquela em que a pessoa de fato não escreve bem - e se torna exercício de adivinhação decifrar o e-mail.
 
2. Detalhar demais as informações
É um tipo de erro semelhante ao anterior - porém, aqui, a falha se dá pelo excesso. Usando o mesmo exemplo de aumento de preço, depois de 3 parágrafos sobre os por quês, comos e quandos, qualquer um se perde da informação central do e-mail. Se a ideia é se comunicar, isso já não está ocorrendo.
 
3. Envolver muitos contatos, sem que todos precisem estar em cópia
A pseudo democracia corporativa e o desejo de manter a "todos" informados costuma causar grandes prejuízos - em especial porque o número de interações em uma troca de e-mails é proporcional à quantidade de pessoas copiadas. Aquela história de perder a última versão de um relatório começa assim.
 
4. Redigir e-mail com raiva e transparecer esse sentimento no texto
Que deselegância - e acontece com frequência. Depois não adianta reclamar que o cliente ou fornecedor não vai com a sua cara. Na verdade, você "disse" que não gosta dele, e isso é bem difícil de reverter.
 


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