Simpósio HSC Blumenau

Publicado em 01.04.2018

Simpósio vai debater qualidade e segurança nas instituições de saúde
O evento, que ocorreu nos dias 12 e 13 de abril, reuniu diversos profissionais de renome na área da saúde que debateram temas relevantes para quem trabalha no segmento
A maioria dos hospitais brasileiros encontra-se abaixo dos padrões aceitáveis para receber o certificado de acreditação, outorgado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para auxiliar as instituições que buscam o certificado da ONA e também debater novidades na área de saúde, o Hospital Santa Catarina, que em fevereiro recebeu a recertificação do selo “Acreditado com Excelência” da ONA, por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e a Organizar Eventos, estará realizando nos dias 12 e 13 de abril o 1º Simpósio de Qualidade e Segurança, na Vila Germânica.
O Diretor Assistencial, Ernandi Dagoberto Seerig Palmeira, diz que essa é uma oportunidade única para todos os envolvidos na área de saúde, médicos, enfermeiros, gestores e outros profissionais, visto que eventos desse porte, normalmente, só ocorrem nos grandes centros, como, por exemplo, São Paulo. “É de conhecimento geral de que todos os órgãos envolvidos com saúde devem investir em procedimentos que ampliem a qualidade do serviço ofertado. Por isso, é importante investir nesse tipo de conhecimento. Além disso, é bom lembrar que teremos palestrantes de hospitais conhecidos como o Sírio Libanês e o Albert Einstein, ambos de São Paulo”, conta. A expectativa é de reunir cerca de 400 pessoas.
O tema do Simpósio é inovação na saúde e o cuidado centrado no paciente. Cada vez mais, as instituições de saúde têm avaliado seus métodos e procedimentos de trabalho com o objetivo de atender os anseios tanto dos pacientes quanto dos familiares, mas sem prejudicar o tratamento. Na extensa programação do Simpósio constam duas mesas redondas com assuntos de suma importância para quem trabalha com saúde: uma sobre a cultura de segurança em ambiente hospitalar e outra sobre processos de acreditação e o cuidado centrado no paciente, com representantes da ONA.
Acreditação
Quando uma organização busca a acreditação, mostra que se preocupa efetivamente com a segurança do paciente e com a melhoria da qualidade dos serviços. Hoje, no Brasil 602 instituições de saúde são acreditadas pela metodologia da ONA. Ao longo dos 18 anos de existência da ONA, mais de 2 mil certificações foram concedidas, nos três níveis, entre 14 diferentes tipos de serviços.
Mais informações  www.simposiohscblumenau.com.br
 


topo