RAZÕES PARA PARTICIPAR

Listamos abaixo algumas das principais razões para participação em feiras, segundo matéria publicada em revista especializada no setor de feiras e eventos. As indicações são apresentadas de forma geral e devem ser consideradas de acordo com as características e normas de cada feira, a exemplo da FEIRA DE OPORTUNIDADES, que tem seu foco na divulgação de seus cooperados/expositores sem realização de vendas durante o evento.
 
  • Aumentar a consciência de marca.
  • Demonstrar novos produtos e serviços ou novos usos para produtos e serviços que os clientes e o mercado já conhecem.
  • Encontrar-se pessoalmente com compradores ou conhecer compradores que geralmente não estão acessíveis ao pessoal de vendas.
  • Encontrar os tomadores de decisões.
  • Resolver problemas dos clientes, pois as feiras são uma oportunidade de encontrá-los, ouvir suas reclamações, atendendo-os pessoalmente e de forma especial no estande.
  • Obter feedback sobre novos produtos ou serviços.
  • Realizar pesquisas de mercado, aproveitando os visitantes da Feira, que são o público de interesse da empresa.
  • Desenvolver novos fornecedores.
  • Encontrar e desenvolver revendedores e representantes.
  • Reforçar a imagem da empresa ou estabelecer uma nova imagem.
  • Reforçar os planos de marketing e determinar a eficácia de campanhas promocionais e de marketing.
  • Reposicionar a empresa em um mercado.
  • Conhecer as novas tendências do setor.
  • Interagir com profissionais do setor.
  • Encontrar novas oportunidades de negócios.
  • Abrir caminhos para futuros contatos focados em vendas.
  • Fazer demonstração ao vivo de produtos.
  • Aumentar a lucratividade da empresa.
  • Fortalecer mercado de divulgação boca a boca.
  • Participar de sessões educativas, que acontecem paralelamente à exposição. 

Fonte: Revista Feira & Cia, 2008, Loraine Calza.