RAZÕES PARA PARTICIPAR
Listamos abaixo algumas das principais razões para participação em feiras, segundo matéria publicada em revista especializada no setor de feiras e eventos. As indicações são apresentadas de forma geral e devem ser consideradas de acordo com as características e normas de cada feira, a exemplo da FEIRA DE OPORTUNIDADES, que tem seu foco na divulgação de seus cooperados/expositores sem realização de vendas durante o evento.
- Aumentar a consciência de marca.
- Demonstrar novos produtos e serviços ou novos usos para produtos e serviços que os clientes e o mercado já conhecem.
- Encontrar-se pessoalmente com compradores ou conhecer compradores que geralmente não estão acessíveis ao pessoal de vendas.
- Encontrar os tomadores de decisões.
- Resolver problemas dos clientes, pois as feiras são uma oportunidade de encontrá-los, ouvir suas reclamações, atendendo-os pessoalmente e de forma especial no estande.
- Obter feedback sobre novos produtos ou serviços.
- Realizar pesquisas de mercado, aproveitando os visitantes da Feira, que são o público de interesse da empresa.
- Desenvolver novos fornecedores.
- Encontrar e desenvolver revendedores e representantes.
- Reforçar a imagem da empresa ou estabelecer uma nova imagem.
- Reforçar os planos de marketing e determinar a eficácia de campanhas promocionais e de marketing.
- Reposicionar a empresa em um mercado.
- Conhecer as novas tendências do setor.
- Interagir com profissionais do setor.
- Encontrar novas oportunidades de negócios.
- Abrir caminhos para futuros contatos focados em vendas.
- Fazer demonstração ao vivo de produtos.
- Aumentar a lucratividade da empresa.
- Fortalecer mercado de divulgação boca a boca.
- Participar de sessões educativas, que acontecem paralelamente à exposição.
Fonte: Revista Feira & Cia, 2008, Loraine Calza.