Agenda do Expositor
Um expositor consciente dos seus objetivos em uma Feira vai estar sempre pronto para atender o seu público.
Definidos os objetivos de atuação na Feira, o próximo passo é o expositor preparar, e bem, esta sua participação. Todas as ações do expositor com relação à sua participação no evento podem ser decididas e providenciadas com tempo, sem atropelo ou correria. Para isto, basta planejar.
Existem três momentos distintos, e igualmente importantes, para este planejamento:
- Antes da feira;
- Durante a feira;
- Depois da feira.
ANTES DA FEIRA
- Definir o plano de ação.
- Definir os responsáveis pela operacionalização de cada tarefa.
- Definir os produtos a serem expostos ou serviços a serem apresentados.
- Preparar o material promocional (cartão de visita, fotos, catálogos ou folhetos), verificando orçamentos e prazos de produção.
- Definir o tamanho do stand.
- Escolher qual o stand e onde está situado.
- Firmar o contrato de participação com o organizador.
- Conhecer as datas e horários de toda a programação.
- Ler o regulamento do evento.
- Conhecer as normas de montagem, realização e desmontagem.
- Tomar conhecimento dos deveres e obrigações dos expositores.
- Identificar outros serviços que o organizador colocará à disposição.
- Buscar informações sobre a cidade onde será realizado o evento.
- Informar o organizador sobre a necessidade de energia extra, crachás, aluguel, de mobiliário (se necessário).
- Informar sobre as obrigações legais e providenciar (impostos e taxas a recolher, notas fiscais).
- Escolher equipe para trabalhar durante a Feira.
- Definir sobre a montagem e decoração do stand.
- Preparar o pessoal que vai trabalhar no stand, informando sobre produtos, preços, condições de pagamento, como tirar pedidos etc.
- Preparar a viagem (se a feira não for na cidade do expositor), comprar passagens, reservar hospedagem.
- Embalar e despachar produtos.
- Preparar material de uso no stand (papel, canetas, lápis, fitas, cola, tesoura, fio de nylon, tachinhas, outros).
- Providenciar seguro dos equipamentos e materiais a serem expostos.
- Providenciar seguro para equipe de trabalho e visitantes do stand.
- Divulgar para clientes a participação na feira.
- Contratar cobertura fotográfica.
- Montar uma lista, por escrito, com as tarefas que deverão ser cumpridas, é importante e ajuda o expositor a se preparar melhor. Evita, também, que esquecimentos aconteçam.
DURANTE A FEIRA
- Apresentar-se à coordenação da Feria, retirar credenciais e receber o stand.
- Desembalar as mercadorias e guardar as embalagens.
- Preparar o stand, decorando e arrumando os espaços internos (expor produtos, local de atendimento).
- Renovar a exposição de produtos, diariamente.
- Manter stand limpo.
- Manter equipe atenta e motivada.
- Atentar para o uso do crachá.
- Rever estoque de brindes.
- Rever estoque de material de promocional.
- Cadastrar visitantes e clientes que visitaram o stand.
APÓS A FEIRA
- Preparar desmontagem.
- Embalar e despachar mercadorias para a origem.
- Atender, nos prazos estabelecidos, os pedidos e solicitações que foram feitas durante a Feira.
- Apurar os resultados, anotando os pontos fracos e fortes da participação. Este relatório será de grande importância para as ações futuras e participação em Feiras seguintes.
MODELO DE FICHA DE REGISTRO DE VISITANTE
Apresentamos um modelo resumido de registro de visitantes. Assuma esta tarefa com seriedade, ela vai determinar o seu sucesso após e nas próximas Feiras.

Por Antonio Bittelbrunn Junior - Mestre em Desenvolvimento Regional, Pós-Graduado em Planejamento e Gestão de Eventos Públicos e Privados, Pós-Graduado em Publicidade e Propaganda e Graduado em Turismo e Lazer. Atua a mais de 20 anos como consultor e organizador de eventos públicos e privados, feiras e congressos e é diretor da empresa Organizar Eventos.